Vendedor e Vencedor

Na maioria das salas de reunião das empresas de vendas, são encontradas placas do tipo:

Vendedor = Vencedor

Por mais parecidas que sejam as grafias, isso pode causar problemas psicológicos, pois o “Vencedor” é o que está no pódio, todos os outros são perdedores.

O vendedor deve ser persistente na atividade diária, na atividade semanal e, até mesmo, na atividade anual, pois alguns vendedores vivem de produto sazonal com uma única época de venda no ano, tal como o vendedor de produtos natalinos. Um corretor de imóveis de luxo pode levar seis meses para fazer uma venda que lhe dá uma boa comissão que cobre um ano de suas necessidades.  Alguns vendedores vivem de “fechar o mês” e podem passar três semanas sem vender, ou melhor, sem fechar vendas.

Isso tudo reflete na dificuldade de viver cada dia e todos os dias de trabalho do mês.

Lembro-me de uma piada antiga, no ramo de vendas:

Eu estava no portão de casa e observei o vendedor de batatas que batia em cada casa e oferecia batatas.

– “ A senhora quer batatas?”

– “Não”

A cada não que o vendedor recebia, ele ficava mais animado. Eu já seria o quinto cliente a dizer não, mas ele chegou animado com sua oferta. Perguntei então o porquê tanta animação se ninguém queria comprar suas batatas. Ele respondeu alegre:

– “ Eu sei que a cada sete clientes, um compra; está chegando perto.”

Quando trabalhava com venda de consórcio, sabia que se vendesse um por dia, ou vinte por mês, seria uma comissão no valor de meio carro no final do mês, mas sabia que teria que oferecer o produto, tentar vender, para cerca de dez pessoas por dia, pois nove diriam não.  Ou seja, para ganhar o valor de um carro a cada dois meses, fazendo cinquenta vendas, teria que aguentar nove a dez nãos por dia, perder cerca de quinhentas tentativas de vendas.

Para ser um vendedor de sucesso, o profissional deve aprender a perder muito a cada dia e conseguir manter o ritmo de trabalho rumo ao sucesso planejado.

Estude o seu mercado e aprenda qual é a frequência de vendas em razão dos contatos ou apresentações de vendas.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Vendas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.