área de Vendas e Marketing

Experiência em Vendas e Marketing

Como era costume antigamente, fui colocado num balcão de armazém, para aprender o ofício. Eu tinha 11 anos, servia pinga, fazia lanches, vendia secos e molhados. Tudo em troca de aprendizado e um sanduiche no final do expediente; como adicional era permitido assistir televisão na casa do dono do armazém.

Em 1972, quando estudava na USP, comprei uma Kombi em 25 prestações para ir e levar os colegas de Santo André até a USP. Havia esquecido que havia o mês de férias e tinha que pagar a prestação. Atendi um anúncio de domingo do tipo “não precisa prática nem habilidade, qualquer um serve.” Depois de uma semana de treinamento fui mandado para rua vender um curso de inglês. Passadas três semanas sem vender, peguei o jeito e fechei uma quantidade de vendas suficientes para as despesas do mês. Em agosto e setembro a frequência às aulas estava prejudicando meu faturamento. Eu dava aulas de manhã e à noite no cursinho, fazia o curso na USP, à tarde, não sobrava tempo para as vendas. Deixei o curso universitário e as aulas no cursinho, para ser vendedor.

Em 1973, fui campeão de vendas, ganhando uma viagem de uma semana em Salvador, além de ser promovido a supervisor de vendas e depois gerente regional.

Em 1975, atendendo a um convite anterior enquanto vendia curso de inglês, fui admitido na Ford Consórcios para dar treinamento de vendas em revendas Ford, na Filial São Paulo que abrangia os estados de São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal e triângulo mineiro.

Em 1978, saí do consórcio para trabalhar como gerente de vendas em uma revenda Ford em Ituiutaba. No fim do ano fui convidado para voltar à Ford, agora em Tratores. Assumi a gerência regional Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), morando em Belo Horizonte. Primordialmente tinha como atividade a formação de mão de obra nessa nova rede de vendas agrícolas da Ford.

No final de 1979, fui convidado para assumir a regional nordeste, bem mais abrangente, da Bahia ao Pará, morando em Recife.

No final de 1982, fui promovido a um cargo maior dentro da fábrica, na administração de negócios, mas ao fazer a última visita na revenda de Alagoas, fui convencido a ficar por lá como gerente da revenda, com a função primordial de formar a segunda geração que assumiria a empresa.

Em Maceió, reuni 30 profissionais de vendas, gerentes e empresários, para formação de uma associação nos moldes da ADVB, ficando com o nome de ADVM – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing; fui o presidente até minha mudança de Maceió.

Em 1986, depois do plano Sarney, percebendo que minha presença não era mais necessário enquanto preceptor de dois filhos do empresário, decidi voltar para São Paulo.

Em São Paulo, fui dar treinamento de vendas para vendedores de publicidade, atuando em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Ceará. Estabeleci uma empresa própria (Alborok Desenvolvimento Empresarial), prestando serviços no treinamento de vendas para vendedores de planos de saúde, consórcio e serviços. Prestei serviços em empresas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

Interrompi a atividade que exigia viagens, devido ao interesse em terminar um curso universitário, pois já havia interrompido quatro (pedagogia em Santo André, educação na USP e administração em Jundiaí, pedagogia em Maceió). Entrei em psicologia com firme propósito de aguentar até o fim, conseguir um diploma. Enquanto isso trabalhei com administração e vendas de consórcio na cidade de São Paulo.

Terminado o curso de psicologia, voltei para a atividade rentável, o treinamento de vendas. Trabalhei com desenvolvimento de empresas familiares no Espírito Santo e em Minas Gerais.

Em 1998, pensando em seguir a carreira acadêmica, prestei concurso público e fui trabalhar em Franco da Rocha, na Secretaria da Saúde como psicólogo no hospital do Juquery.

Nesse período, com a promessa do Covas que faria um plano de carreira para quem estudasse, fiz três especializações, mestrado e doutorado. O governo não cumpriu a promessa e permaneci com o mesmo salário durante 17 anos.

Agora aposentado, estou tentando voltar a atividade de treinamento de vendas.