área da Saúde

Experiência profissional na área de saúde pública

Formação em psicologia na Universidade São Marcos, em 1994, quando já tinha 45 anos bem vividos.

Em 1998, decidido a fazer uma carreira acadêmica, prestei concurso para a vaga de psicólogo no Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha, com carga horária de 30 horas semanais que me permitiria voltar aos estudos acadêmicos. Daí foram dois aprimoramentos, três especializações, o mestrado e o doutorado, além de muitos cursos rápidos, reuniões, oficinas, seminários e congressos ligados às atividades de prevenção e tratamento em saúde. Não tinha a preocupação em registrar cada evento, mas eis que recuperei partes dos registros conforme anexo.

Enquanto psicólogo hospitalar atendia nos leitos de UTI, Clínica Cirúrgica e Ortopédica, interagindo com estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí, com residentes e professores, além do quadro de enfermeiros e outros técnicos do serviço. Com o tempo, passei a atender também funcionários do hospital e estudantes de medicina que me procuravam para questões psicológicas, geralmente voltadas para as questões relacionadas com o sofrimento dos pacientes ou o próprio sofrimento no enfrentamento da dor e da morte naquele cotidiano.

No ano de 2000, fui chamado para trabalhar no Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (COAS), onde além dos atendimentos individuais e em grupos, realizava palestras sobre prevenção e tratamento.

Em 2001, realizei um curso de formação para 76 novos agentes de saúde PSF do município de Francisco Morato. Durante dois semestres dividi com o professor de psiquiatria o curso de Psicologia Médica na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Em 2002, assumi a interlocução do programa regional de DST/Aids, responsável pela implantação do planejamento e monitoramento dos programas municipais de prevenção e tratamento, dentro da Vigilância Epidemiológica na região de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e Mairiporã.. Enquanto isso fazia especialização e mestrado na área de ensino na saúde.

Em 2010, fui convidado para produção de um curso de 40h sobre “Humanização no SUS”, desde a elaboração do material apostilado, até a execução do curso em regime intensivo (uma semana). Curso realizado para três turmas de 25 participantes em Francisco Morato, envolvendo profissionais dos serviços de saúde de Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar. Paralelamente dava cursos de psicologia na formação de auxiliares e de técnicos de enfermagem, além da formação de mão de obra especializada no atendimento à saúde na região que atuava como interlocutor do programa de prevenção em DST/Aids.

Ao longo desses 15 anos, vivendo a questão da saúde pública nos mais diversos aspectos, misturando a prática do cotidiano com os estudos acadêmicos do mestrado e do doutorado, além dos cursos e participação nos eventos da Vigilância Epidemiológica, na interlocução regional do programa de prevenção às DST/Aids.

Produzi uma série de artigos para participação em eventos, congressos, cursos. Alguns estão disponíveis nesse site.

 

2000 – Especialização em Ensino em Saúde – CEDESS – Unifesp

Sempre procurando um aprimoramento profissional, participei da primeira turma de especialização no Ensino de Saúde, no Centro de Desenvolvimento do Ensino de Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo.

2000-2001 – Especialização em Sexualidade Humana – Unicamp

Diante à demanda da questão sexual, atendendo portadores de HIV, fui fazer um curso de sexualidade na Unicamp. Depois de trinta anos de prática, fui estudar teoria por dois anos de curso.

2002-2004 – Mestrado em Ciências – CEDESS Centro de Educação e Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – Unifesp Universidade Federal de São Paulo.

Participei da primeira turma de mestrado do CEDESS, na área de ensino na saúde, tendo pesquisado a comunicação médico-paciente, como é ensinada nas escolas de medicina. Resultado o artigo publicado: ROSSI, Pedro Santo e Nildo Alves BATISTA. “O ensino da comunicação na graduação em medicina: uma abordagem.” Interface vol.10, n. 19 (2006): 93-102

Na continuidade: 2008-2012 – Doutorado em Ciências – Saúde Coletiva – Unifesp Universidade Federal de São Paulo. Tese sobre a assistência médica ao portador de Aids.

Artigo publicado: ROSSI, Pedro Santo e Pedro Paulo Gomes PEREIRA. “O remédio é o menor dos problemas: seguindo redes na adesão ao tratamento de aids.” Saúde Soc. vol.23, n. 2 (2014): 484-495.

Experiência acadêmica na educação em saúde

2004 – Universidade Ibirapuera – aulas de Psicologia no curso de Recursos Humanos e no curso de Marketing.

2005-2010 – Universidade São Marcos – aulas de Psicologia Organizacional e de Saúde Pública nos cursos de Psicologia

Experiência em EAD

2013/2014 – Fiocruz – Orientador pedagógico em curso EAD – Especialização em Saúde do trabalhador (orientação de TCC para 23 alunos)

2015 – UNASUS Unifesp – Orientação de TCC para médicos cubanos, em curso de Especialização em Saúde da Família – (25 alunos)

 

Experiência em Atenção Primária à Saúde

1998-2000 – Psicologia Hospitalar – Hospital Geral do Juquery – Franco da Rocha

2000-2005 – Psicologia Ambulatorial – Atendimento psicológico no Ambulatório de DST/Aids. Secretaria da Saúde de São Paulo – Franco da Rocha

2005-2015 – Interlocutor regional na implantação e na supervisão do programa regional de DST/Aids na regional de Franco da Rocha (Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar, Caieiras e Mairiporã)

Experiência de trabalho assistencial ou de gestão

16 anos: Psicologia hospitalar, psicologia clínica e coordenação de DST/Aids, Secretaria da Saúde de São Paulo. Regional de Franco da Rocha (1998-2015)

2 anos: Técnico na Diretoria do Centro de Vigilância Epidemiológica “Professor Alexandre Vranjac”, da Coordenadoria de Controle de Doenças – Secretaria da Saúde de São Paulo. (2015-2017)

Paralelamente a todas as atividades,  nunca deixei de atender como psicólogo.