Apêndice 1 – Verbetes e definições
Conforme Aurélio, Novo Dicionário da Língua Portuguesa (p. 1276):
satisfação [Do lat. satisfactione.] S. f.
- Ato ou efeito de satisfazer(-se); contentamento.
- Contentamento, alegria, deleite, aprazimento.
- Pagamento, recompensa, retribuição: Fez-lhe favores em satisfação de outros recebidos.
- Indenização, reparação, expiação.
- Explicação, justificativa, justificação: Tem de dar satisfação ao pai pela ausência tão longa.
- Conta que se presta a outrem de uma incumbência.
satisfazer [Do lat. satisfacere.] V. t. d.
- Realizar, desempenhar, cumprir: O chefe satisfez o desejo dos empregados.
- Pagar (uma dívida, um encargo); saldar, liquidar: Cumpre satisfazer a dívida feita.
- Saciar, mitigar, matar: satisfazer a fome.
- Agradar, contentar: A nomeação para o cargo o satisfez.
- Atender, contentar: “A criação da Universidade [que viria a chamar-se Universidade de Coimbra] por D. Dinis, em 1290, …. satisfaz a curiosidade intelectual de certas esferas eclesiásticas.” (Feliciano Ramos, História da Literatura Portuguesa, p. 87); “O Sr. Érico Veríssimo se tornou escritor para satisfazer a necessidade de uma vocação” (Moisés Velinho, Letras da Província, p. 93).
- Corresponder ao desejo e à esperança de: A sua atuação não satisfez o público exigente.
- Reparar, indenizar: satisfazer danos de guerra.
- Convencer; persuadir: A explicação não satisfez o aluno.
- Mat. Tornar verdadeira (uma igualdade, uma equação ou uma relação): A raiz 2 satisfaz a equação x t 2.
- t. d. e i.
- Reparar, indenizar: Satisfez a família das ofensas.
- t. i.
- Contentar; corresponder; bastar: Os aposentos não satisfizeram às suas exigências.
- Dar execução; obedecer, corresponder.
- Cumprir; executar: Não satisfez com a sua obrigação.
- Ser conveniente; convir: A proposta não lhe satisfez.
- int.
- Corresponder ao que se deseja: “São muitas as definições de ‘romance’, mas poucas satisfazem.” (Euclides Marques Andrade, Relendo Charles Morgan, p. 106.)
- Ser bastante ou suficiente; bastar; chegar a certa medida ou limite.
- p.
- Saciar-se, fartar-se: O viajante almoçou até satisfazer-se.
- Pagar-se, indenizar-se.
- Vingar-se, desforrar-se, desforçar-se: O filho satisfez-se do agressor do pai.
- Dar-se por satisfeito; contentar-se: Satisfez-se com uma explicação.
[Irreg. Conjug.: v. fazer. Part., irreg.: satisfeito.]
Conforme Antonio Houaiss, no Pequeno Dicionário Enciclopédico Koogan Larousse (p.764):
Satisfação s.f. Contentamento, prazer que resulta da realização do que se espera, do que se deseja./ Reparação, desculpa, indenização por ofensa, mal ou dano causado a alguém./ Explicação (geralmente no plural); não tenho que lhe dar satisfações.
Satisfazer v.t. e i. Bastar, ser suficiente: Esta desculpa satisfaz./ Causar um sentimento de prazer, contentar: satisfazer seus superiores. / Cumprir, corresponder à expectativa: satisfazer as exigências./ Reparar, indenizar, pagar o que se dever,/ V.pr. Comer ou beber até fartar-se, saciar-se: satisfazer com uma feijoada completa. (p.764)
Satisfação na escola
“O nosso sistema educacional condicionou os professores a negarem qualquer sentimento e, por isso, isolou tais professores e seus estudantes da riqueza da aprendizagem que a emoção pode proporcionar.” (Lyon Jr. p.39)
Satisfação no trabalho
“Na maioria dos empregos, a maioria dos trabalhadores – mesmo aqueles hostis aos chefes e à organização – procura gostar do seu trabalho e busca realização. Na maioria dos empregos, mesmo os trabalhadores mais alienados conseguem achar algo que lhes dê satisfação.” 1
“Se algum dia chegarmos a conhecer o suficiente acerca da natureza humana para formularmos teorias a seu respeito é algo que ainda permanece uma incógnita. Mas, até o momento, as evidências não são, de maneira alguma, conclusivas.” 2
“Utilizar a psicologia para controlar, dominar e manipular os outros é um abuso autodestrutivo do conhecimento. É também, uma forma particularmente repugnante de tirania. Os senhores de outrora se contentavam em controlar os corpos de seus servos.” 3
“Os administradores deveriam, de fato, saber muito mais acerca dos seres humanos. Deveriam saber, no mínimo, que os seres humanos se comportam como seres humanos, e o que isso implica. Acima de tudo, os administradores – como quase todos nós – deveriam saber muito mais sobre sí mesmo, pois a maioria é menos introspectiva e mais voltada a ação.” [4]
Satisfação nas relações pessoais
“Cheguei à conclusão de que uma das experiências mais gratificantes que conheço, e também uma das experiências que mais promovem o crescimento da outra pessoa, consiste em simplesmente se apreciar esse indivíduo do mesmo modo como se aprecia um pôr-do-sol. As pessoas são tão maravilhosas quanto um pôr-do-sol, bastando para isso que as deixemos ser. Realmente, talvez a razão pela qual podemos verdadeiramente apreciar um pôr-do-sol esteja no fato de não podermos controlá-lo. Não posso dizer: diminua um pouco o tom alaranjado do canto à direita, coloque um pouco mais de púrpura ao longo da base, use um pouco mais de rosa na cor da nuvem. Eu não faço isso. Não tento controlar o pôr-do-sol. Eu o assisto com respeito e reverência, à medida que ele vai acontecendo. Eu gosto mais de mim mesmo quanto posso experimentar os elementos de minha equipe, o meu filho, a minha filha, dessa forma, apreciando o desenrolar de uma vida… Uma pessoa que é amada de uma maneira apreciativa e não possessiva, desabrocha e desenvolve o seu próprio eu único. A pessoa que ama de um modo não possessivo também se enriquece.” (Rogers, citado por Lyon Jr. p.378)
Satisfação consigo próprio
Abraham Maslow – “Some Educational Implications of the Humanistic Psycologies”:
“Carl Rogers diz que para atingir o que ele chama de maturidade psicológica, devemos voltar a ser como éramos quando bebês – isto é, fazendo o que temos vontade de fazer, mas obtendo a maior parte de nossas satisfações de dentro, em vez de ficarmos completamente dependentes da aprovação dos outros.” (p.XVII) (citado por Lyon Jr.)
Bibliografia
Drucker, Peter F. Fator humano e desempenho. São Paulo: Pioneira, 1981
Ferreira, Aurelio Buarque de Holanda Novo dicionário da Língua Portuguesa Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1970. 1500 p.
Houaiss, Antonio Pequeno dicionário enciclopédico Koogan Larousse Rio de Janeiro: Editora Larousse do Brasil, 1984. 1646 p.
Lyon Jr, Harold Clifford, Aprender a sentir, sentir para aprender Martins Fontes, São Paulo, 1977
1 Drucker, p. 308
2 Drucker, p. 310
3 Drucker, p. 320
4 Drucker, p 320