Fato ou Texto?
Fato (HOUAISS, 2001):
1 ação ou coisa que se considera feita, ocorrida ou em processo de realização
2 aquilo que acontece por causas naturais ou não, dependentes ou independentes da vontade humana; ocorrência, sucesso
3 ação consistente em algo
4 algo cuja existência pode ser constatada de modo indiscutível
4.1 informação apresentada como baseada numa realidade objetiva
Ziraldo, desenhista famoso, uma vez observou a frase “uma imagem é fala mais que mil palavras”, ao que perguntou: Como dizer isso sem utilizar palavras?
O fato relatado sobre um acontecimento não é o acontecimento em si; é um relato parcial de um observador do acontecimento.
Vejamos um “acontecimento”: Um ônibus e um carro se chocaram numa esquina. Imaginemos quais seriam os relatos: do motorista do ônibus, do motorista do carro, do cobrador do ônibus, do carona do carro, do morador da esquina, do pedestre que estava na calçada, do passageiro que estava no ônibus. Imagine agora a manchete da notícia a partir do texto do repórter.
Não existe um fato indiscutível, como muitos apregoam (contra fatos não há argumentos), mas textos elaborados por observadores com diversos olhares e diversos recursos linguísticos para transformar o evento em textos particulares.
Sobra para o jornalista, a partir de diversas informações, ou melhor, de relatos diversos, a produção de um texto com a intensão reproduzir um acontecimento.
Ou você é a testemunha ocular do evento, produzindo seu texto particular, ou recebe a notícia, que nem sempre é de fonte primária.
Acredite se quiser.